Prepare-se, vem aí Wolfram Alpha

 

2009030913301711

 

Já ouviu falar de Stephen Wolfram, físico e matemático inglês criador do software Mathematica e autor do livro “A New Kind of Science”?

 

Pois este sujeito brilhante, juntamente com um time de ‘gênios’ da Wolfram Research ( empresa criada por Stephen), está para lançar uma ferramenta na Web que vai abalar os pilares da busca pelo conhecimento, podendo ser mais importante do que o Google é hoje.

Conforme anunciado em seu blog, Stephen Wolfram está trabalhando no que ele chama de “computational knowledge engine”, ou seja, “máquina de conhecimento computacional”, capaz de computar respostas a perguntas reais.

A ferramenta, chamada Wolfram Alpha, não irá simplesmente retornar documentos que contêm os termos pesquisados, como o Google faz; também não se trata de um grande banco de dados de conhecimento, como a Wikipedia; também não vai analisar a pergunta em linguagem natural, dividi-la em partes entendíveis e utilizar o resultado para recuperar documentos, como faz o Powerset; por fim, não é baseada na Web Semântica, nem se utiliza de nenhuma de suas linguagens.

Segundo Stephen, a Wolfram Alpha irá computar as respostas para um grande conjunto de perguntas, “entendendo” a pergunta para então formular as respostas. Para isso, a ferramenta irá utilizar modelos pré-concebidos de campos do conhecimento, além de dados e algoritmos, a fim de representar o conhecimento do mundo real.

2009030913312011

Entendendo a Wolfram Alpha

O Google Discovery deu um exemplo prático para se compreender melhor o funcionamento da Wolfram Alpha. Considere a tarefa de multiplicar números: a existência de uma tabela de multiplicação, contendo certa quantidade de possibilidades, torna uma operação instantânea, mas é impraticável que exista uma tabela com todas as possibilidades possíveis de multiplicação.

É aí que entra o Wolfram Alpha, que, segundo seu criador, pode ser considerado uma calculadora muito poderosa, que conhece não só problemas matemáticos, como muitos outros tipos de questões que possuem respostas não ambíguas e computáveis.

A previsão é que o Wolfram Alpha seja mostrado em maio de 2009, tendo tudo para revolucionar a forma como uma máquina responde a questões do mundo real.

Anúncios

About this entry